Notícias

MAR
01
2018

Pais: Preparadores Emocionais

IMG_0615

Aconteceu na ESCJ, o primeiro ciclo de palestras para Formação de Pais. Capitaneado pela pedagoga Conceição Amorim, técnica responsável pela assessoria pedagógica de todas as escolas que compõem a Rede SMIC. O encontro  teve como tema “A importância da família no desenvolvimento das competências socioemocionais”, tanto para os pais de alunos da Educação Infantil quanto para os responsáveis pelos alunos do fundamental 1 e 2.

Este ciclo de formação faz parte do planejamento estratégico da Rede de Educação SMIC, que tem adotado a inclusão de medidas sugeridas pela UNESCO e contidas na Base Nacional Curricular (BNCC) para que até 2030, o ensino escolar seja não só fomentador de conhecimento mas fundamentalmente seja encorajador de uma humanidade mais preparada para enfrentar os rumos do mundo contemporâneo.

Na verdade, todas as seis instituições de ensino da Rede SMIC tem em sua filosofia educar por um mundo de Paz e Bem. E neste evento em Belém, Conceição Amorim ressaltou o papel crucial das famílias no reconhecimento e em como saber lidar com as 12 competências emocionais primordiais para o crescimento de um ser humano: criatividade, comunicação, atenção plena, curiosidade, resiliência, metacognição, mentalidade de crescimento, pensamento crítico, colaboração, coragem, ética e liderança.

Segundo a Unesco “o mundo moderno está cheio de pessoas que detém muito conhecimento e muitas habilidades intelectuais, porém o planeta está repleto de pessoas com falta de habilidade no controle das emoções”. Por isso, em sua apresentação a pedagoga chamou atenção para o papel desafiador do ensino. Pois “além de querermos um estudante que domine e compreenda tudo o que lhe é ensinado, queremos contar com a parceria das famílias nesta construção de cidadãos que saibam compreender a origem e a solucionar reações emocionais”

As reações emocionais: Amor, tristeza, surpresa, raiva, medo e nojo têm características fisiológicas que precisam ser entendidas, compreendidas e explicadas desde o início. Pois só assim pais ajudarão seus filhos na resolução dos conflitos.  Pois amor, carinho e paciência sempre serão os melhores sentimentos na construção de laços e preparação de pessoas para um mundo melhor.

Até o fim do ano, serão mais 3 palestras.

 

BY :
Sobre o Autor