Notícias

ABR
10
2018

Histórias da Congregação SMIC em livro

IMG_1456

A Semana do livro começou na Escola Sagrado Coração de Jesus com vasta programação.

Neste terça-feira, abrimos espaço para as professoras Marilene Barros e Maria Betânia Albuquerque divulgarem o livro: No tempo da Freiras: história, memória e educação em Óbidos”. A obra é resultado de uma pesquisa histórica sobre o Colégio São José, instituição centenária na Amazônia, surgida para atender especificamente o público feminino, e que foi fundada por Dom Amando Bahlmann, pai da congregação SMIC.

Para prestigiar o evento, irmã Nila Soares (presidente da Congregação no Pará) fez a abertura, estavam os alunos do quarto e quinto ano do fundamental 1, além de várias ex-alunas do São José que foram convidadas. Entre elas estavam Edilza Savino, 73 anos, que contou algumas estórias curiosas do colégio que funcionava como internato, e Geanete Valente, 83 anos, que foi aluna e depois professora de uma geração. Participaram ainda Irmã Fládia Lima, diretora da ESCJ e colaboradores da escola.

IMG_1475 IMG_1477

A pesquisa concentrou-se no período de 195o a 1962, está situada no Campo da História das Instituições Educativas e fez um registro muito importante para a Rede de Educação SMIC, que em seu planejamento estratégico quer alcançar maior visibilidade. Pois hoje somamos 6 instituições de ensino e alcançamos 9 países com a congregação da Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.

Para os interessados em conhecer um pouco mais as instituições da Rede, o livro pode ser encontrado com a professora Maria Betânia. Maiores informações: 98129 1121. Ou para leitura e consulta na biblioteca ESCJ.

 

BY :
Sobre o Autor