Notícias

MAI
15
2018

Família e Escola: Uma parceria fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos

Foi muito boa a palestra do II encontro de Pais promovido em nossa escola, com Conceição Amorim (assessora pedagógica da rede de Educação SMIC), que veio especialmente a Belém para este evento.

O tema escolhido para este segundo encontro com os pais ressaltou a importância de ajudarmos os filhos a desenvolverem as funções executivas (memória de trabalho, controle inibitórios e flexibilidade cognitiva) que são fundamentais na construção do indivíduo até os 20 anos.

Foi falada também sobre a necessidade de se respeitar cada fase educacional, com estratégias nas famílias para o uso e imposição de regras, rotinas, estímulo à criatividade, estabeleçam roda de conversas (melhorando a comunicação em casa e diálogos), além da participação e incentivo em jogos coletivos e brincadeiras (cabra cega, boca de forno, escravo de jó, dança das cadeiras, jogo da velha e estátua). Pois “vivemos uma era tecnológica que tem provocado isolamentos entre os indivíduos e comportamentos que inibem seu desenvolvimento social e humanístico”, disse a palestrante.

Ao final do encontro, Conceição Amorim deu a dica de leitura e vídeos que podem facilitar o entendimento sobre o tema.
– Livro: A Educação pelo bom exemplo (autor: Sal Severe – editora: Campus)

– Documentário: Brincar para não desumanizar e Território do Brincar

Este circuito de palestras engloba todas as seis escolas que integram a Rede de Educação SMIC. O primeiro encontro foi em março e no segundo semestre, teremos mais dois eventos de formação para os pais. Afinal de contas, queremos que todos estamos juntos na Educação por um Mundo de Paz e Bem.

BY :
Sobre o Autor