Notícias

JAN
11
2018

Aperfeiçoamento em Rede, com transmissão ao Vivo!

Tudo pronto para iniciarmos o ano letivo de 2018.

Durante 4 dias, a Escola Sagrado Coração de Jesus (ESCJ) organizou sua jornada pedagógica com vários temas de interesse à comunidade escolar objetivando qualificar e aperfeiçoar ainda mais seus educadores para o novo ano.

Na abertura, a Irmã Lioneide (Presidente da Rede de Educação SMIC), juntamente com a diretora da ESCJ (Irmã Fládia Lima), falaram sobre a identidade institucional, o carisma da Rede presente em quatro continentes (América, África, Ásia e Europa), e sobre a importância e o papel de ser um educador SMIC que tem como missão: Contribuir na formação integral da pessoa, através da excelência na educação em uma perspectiva evangélico-libertadora, a partir de valores éticos e cristãos, na busca de uma sociedade justa e fraterna.

Além delas, marcou presença também nesse primeiro dia de jornada, o Padre Paulo da Silva, da CNBB, que veio falar sobre a campanha da fraternidade 2108: Fraternidade e Superação da Violência, com base no texto bíblico de Mateus “Vós sois todos irmãos”. Em sua palestra, o padre foi enfático em abordar as causas de tanta violência na sociedade com suas nuances originadas pelos contextos social, político e econômico, e alertou os educadores a “buscarem um reflexão para superarmos a violência em todos os âmbitos”.

Ao longo da semana, os educadores ainda assistiram à palestras sobre “O direito como alicerce à prática pedagógica”, abordaram o calendário anual, além de vários encontros com as editoras que estarão na escola este ano, sobre como aproveitar ao máximo todos os conteúdos existentes nos livros didáticos e paradidáticos.

E para encerrar com chave de ouro, no último dia de jornada uma formação pioneira on line. Com participação de 4 escolas da Rede: Colégios Santa Isabel (Fortaleza-CE) e Santa Clara (Santarém-PA), e escolas Sagrado Coração de Jesus (Belém-PA) e Imaculada Conceição (Monte Alegre-PA), a pedagoga Conceição Amorim fez uma teleconferência ao vivo, diretamente de Fortaleza, sobre o Projeto Político Pedagógico da Rede de Educação SMIC para todos os educadores presentes.

Em sua abordagem ressaltou a necessidade de todos os colaboradores da Rede SMIC absorverem e vivenciarem dia-a-dia o lema PAZ e BEM em todos os momentos: desde as salas de aulas aos corredores. “Se somos excelência, precisamos fazer e dar o nosso melhor”, disse Conceição que também é coordenadora pedagógica da Rede. Sem esquecer dos desafios do mundo moderno e da educação inclusiva, a palestra da pedagoga foi muito esclarecedora sobre a função do educador em sempre estimular o aluno a compreender o que aprende, sem perder a criatividade, sensibilidade e autoridade em sala.

Com este marco na transmissão ao vivo para aperfeiçoamento dos colaboradores, a rede de Educação SMIC vislumbra padronizar as metodologias nas escolas, sem que nenhuma perca suas características regionais e peculiares na arte de ensinar por um Mundo de Paz e Bem.

As aulas na ESCJ iniciam dia 22 de janeiro.

 

 

BY :
Sobre o Autor