HISTÓRICO DA ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Escola Sagrado Coração de Jesus, que é dirigida pelas Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, foi fundada no dia 24 de Abril de 1949, com objetivo de atender uma parte da população mais carente do bairro da pedreira, em Belém. Inicialmente com 150 crianças, a escola sempre teve como prioridade a Educação da infância e da juventude. Os anos passaram e a partir de 2003, a Escola incluiu o ensino Fundamental I e gradativamente foi fazendo novas adaptações às instalações físicas para atender a demanda. Sendo uma escola confessional católica, temos o Serviço de Orientação Religiosa (SOR) como a missão de desenvolver ações de cunho pastoral, preocupando-se em fazer do ambiente educativo um espaço de vivência dos valores humano-cristãos, do anúncio da Boa-Nova, do amor, da justiça, da solidariedade e de relações interpessoais fraternas, o que inclui em nosso currículo pedagógico o ENSINO RELIGIOSO e a CATEQUESE.

A partir de 2011, a Escola Sagrado Coração de Jesus passou a ser mantida pela Rede de Educação SMIC. A sigla significa, em Latim, Sorores Missionariae ab Imaculata Conception, que traduzido para Língua Portuguesa significa “Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.” A Rede de Educação SMIC foi criada em Assembleia Geral extraordinária, realizada no dia 05 de dezembro de 2010, com o propósito de atuar preponderantemente no setor da educação. Trata-se de uma rede de prestação de serviços educacionais, configurando o Carisma e a Missão das Irmãs SMIC em todo território nacional.

Desde 2013, a nossa escola realizou o sonho de ser também Integral. E assim tem se empenhado em permitir que o ambiente do ensino seja cada vez melhor e com espaços que simulem o ambiente familiar, tendo inclusive construído uma área específica para isso.

A partir de 2014 um novo anexo foi inaugurado para contemplar maior número de salas para o Ensino Fundamental I. E a escola foi crescendo em área física, para maior conforto dos alunos e pais, com acesso em duas portarias, cantina completa, quadra de areia e quadra poliesportiva, além dos laboratórios e biblioteca, sala de musicalização, ballet e artes marciais.

Acompanhando as necessidades de modernização a ESCJ instituiu no currículo escolar o Ensino Bilíngue para as turmas da educação infantil e fundamental, com aulas diárias e dinâmicas contextualizadas no cotidiano (com intenção de ampliar o programa gradativamente para todas as series). E foi implantado o aplicativo móvel Agenda Kids, para aprimorar a comunicação entre Família/Escola.

Hoje a Escola Sagrado Coração de Jesus, funciona com duas modalidades, regular e Integral, atendendo alunos a partir de 2 anos de idade, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II nos turnos manhã e Tarde. Além disso oferecemos as seguintes modalidades nas escolinhas de esporte: Ballet, Futsal, Taekwondo e Karate para cada vez mais desenvolver o verdadeiro espirito esportivo que gera resultado nas quadras e na vida.

Pertencente à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, surgida em 1910 em Santarém, estamos caminhando para completar 70 anos dedicados à missão de formar, através da excelência na educação, numa perspectiva evangélica–libertadora, pessoas solidárias, dinâmicas, comprometidas com a vida e com a transformação da sociedade em vista de um mundo de Paz e Bem.